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Especialização em Informática na Educação (EaD)

URI Permanente para esta coleçãohttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/506

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    Uso do kahoot como estratégia lúdica de aprendizagem no 2º ano do ensino fundamental
    (2025) Almeida, Sirlei Cerqueira de; Guardia, Gleison
    Este relatório apresenta uma experiência pedagógica com o uso da plataforma Kahoot no 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover o engajamento e a aprendizagem ativa dos alunos. A proposta foi aplicada em uma aula de revisão de conteúdos de Matemática, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece a importância do uso das tecnologias digitais na formação integral dos estudantes. Observou-se que o uso do Kahoot despertou o interesse dos estudantes, promoveu a interação e possibilitou uma avaliação formativa dinâmica e divertida. Além disso, a atividade funcionou como uma avaliação formativa, permitindo ao professor identificar as dificuldades da turma e refletir sobre os próximos passos do planejamento pedagógico. Essa abordagem dialoga com o pensamento de Luckesi (2011), que defende uma avaliação voltada para o acompanhamento e a promoção da aprendizagem. A utilização de tecnologias digitais, como o Kahoot, demonstra-se eficaz ao integrar elementos lúdicos ao processo educativo, respeitando o estágio de desenvolvimento cognitivo das crianças.
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    Wordwall como ferramenta pedagógica: um relato de experiência no ensino de língua portuguesa no ensino fundamental
    (2025) Farias, Tays de Oliveira Ferreira; Fausto, Ilma Rodrigues de Souza
    O presente relatório tem como objetivo apresentar a aplicação prática do recurso digital Wordwall uma ferramenta pedagógica de ensino no processo de aprendizagem com a turma do 4º ano do ensino fundamental. A experiência foi realizada em escola pública municipal Sarah Kubitschek e envolveu o uso da atividade nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, por meio da gamificação, os estudantes demonstraram maior engajamento, participação e motivação, favorecendo a aprendizagem de conteúdos, neste contexto o relato será na disciplina de Língua Portuguesa como nas classes gramaticais: os substantivos sendo eles próprio e comum, foi realizada no laboratório de informática da escola e também compartilhada remotamente via WhatsApp. A prática evidenciou a relevância do uso de ferramentas digitais no ambiente escolar e reforçou o potencial do Wordwall como recurso pedagógico acessível, dinâmico e eficaz. Os resultados obtidos indicam que o uso de tecnologias pode promover a inclusão e contribuir significativamente para o desempenho na aprendizagem dos alunos.
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    Integrando o kahoot em sala de aula: matemática básica adição e subtração
    (2025) Dores, Jéssica Moreira das; Guardia, Gleison
    Este trabalho demonstra como a plataforma educacional Kahoot pode ser uma ferramenta valiosa para uso em sala de aula. Por meio dela, os professores podem tornar o ensino mais dinâmico e eficaz para crianças e adolescentes, utilizando recursos de gamificação como vídeos interativos e tarefas personalizadas. O Kahoot pode ser integrado às atividades curriculares, auxiliando os alunos a desenvolverem habilidades como atenção, leitura, raciocínio lógico, pensamento rápido e agilidade. Os professores podem acompanhar o progresso dos alunos por meio de relatórios e painéis de desempenho fornecidos pela ferramenta. Com o Kahoot, torna-se mais fácil identificar as dificuldades dos alunos e mantê-los engajados. A plataforma também contribui para que os alunos se tornem mais autônomos e participativos nas tarefas escolares, além de fortalecer o vínculo entre escola e família. A utilização de tecnologias gamificadas como o Kahoot pode transformar a dinâmica da sala de aula, tornando o aprendizado mais significativo e relevante. Portanto, incluir o Kahoot no ambiente escolar é uma excelente maneira de auxiliar os alunos a se desenvolverem integralmente, combinando tecnologia moderna com métodos de ensino eficazes.
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    A Educação tecnológica e ampliação dos conhecimentos com a ferramenta Kahoot
    (2025) Santos, Raimunda Neta dos; Dias, Wanderson Roger Azevedo
    A integração entre educação e tecnologia representa um avanço significativo no processo de ensino-aprendizagem, especialmente no contexto universitário, onde a busca por metodologias científicas e inovadoras é indispensável. O uso de ferramentas tecnológicas permite ampliar os horizontes do conhecimento, tornando as atividades acadêmicas mais dinâmicas e interativas. Este relatório técnico aborda os objetivos e as metodologias que envolvem a educação tecnológica, exemplificando com uma proposta prática de estudo sobre pontos turísticos na cidade de Porto Velho-RO, aliada a uma atividade interativa com a ferramenta Kahoot.
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    A utilização do software Kahoot! como ferramenta para a aprendizagem de conteúdo teórico em aulas de Educação Física
    (2025) Santos, Quitéria Domingos dos; Guardia, Gleison
    Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a utilização do software Kahoot! como ferramenta pedagógica para o ensino de conteúdos teóricos em aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. A atividade foi realizada com alunos do 4º e 5º ano, totalizando 70 estudantes, incluindo alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo foi verificar se a gamificação, por meio do Kahoot!, contribui para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Os resultados indicaram uma melhora significativa no interesse, na participação e na assimilação dos conteúdos, demonstrando que a utilização de recursos tecnológicos e lúdicos pode ser uma estratégia eficaz no processo de ensino-aprendizagem.
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    Aplicação de tecnologias da informação e comunicação em aulas do Ensino Fundamental I
    (2025) Santos, Edileuza Natalia dos; Guardia, Gleison
    O presente relato descreve a utilização de ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, com foco no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Foram aplicadas diferentes plataformas digitais, como o software educacional Noas, os aplicativos Kahoot, Wordwall e a ferramenta Tachy. A experiência foi desenvolvida com alunos do 3º e 5º anos da Escola Paulo Scherrer de Novo Horizonte do Oeste, demonstrando que a inserção de tecnologias interativas potencializa a motivação, o raciocínio lógico e o envolvimento dos alunos. Os resultados observados evidenciam o papel das tecnologias como recursos pedagógicos eficazes na educação básica.
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    Influência do design instrucional no ensino Ead
    (2025) Nascimento, Elegiano Cirilo do; Pereira, Reinaldo Lima
    O Ensino a Distância (EAD) tem se destacado como uma alternativa essencial para democratizar o acesso à educação em um cenário de crescente demanda por flexibilidade e inclusão. O design instrucional surge como um elemento fundamental para potencializar a qualidade do ensino em plataformas digitais, ao integrar aspectos pedagógicos, tecnológicos e comunicacionais. Este trabalho tem como objetivo analisar a influência do design instrucional na experiência e nos resultados de aprendizagem no EAD. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão sistemática, conduzida com base no protocolo PRISMA e em buscas realizadas em bases de dados como Scielo, ERIC, SpringerLink e Google Scholar. Os critérios de inclusão priorizaram estudos publicados nos últimos dez anos, em português, inglês ou espanhol, com foco em práticas e desafios relacionados ao design instrucional no ensino a distância. Os resultados revelam que o uso de estratégias bem estruturadas de design instrucional contribui significativamente para o engajamento dos estudantes, a retenção de conhecimento e a superação de dificuldades pedagógicas e tecnológicas. Além disso, foram identificados desafios, como a resistência ao uso de novas tecnologias e a necessidade de formação continuada para educadores. Conclui-se que o design instrucional desempenha um papel estratégico no fortalecimento do EAD, sendo indispensável para a criação de experiências educacionais mais interativas, inclusivas e eficazes.
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    Software educacional e objetos digitais de aprendizagem
    (2024) Vieira, Chara Kelly da Silva; Batista, Rosimeire Fernandes Ferreira
    O presente artigo tem por objetivo analisar a importância dos Softwares Educacionais e dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) no contexto da educação contemporânea. Com a crescente integração da tecnologia na sala de aula, é essencial compreender como essas ferramentas podem potencializar a aprendizagem. O artigo explora as definições, características e benefícios dos Softwares Educacionais e dos ODAs, destacando sua capacidade de personalização, interatividade e acessibilidade. Além disso, discute-se a integração eficaz dessas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, considerando os desafios e as melhores práticas associadas ao seu desenvolvimento e implementação.
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    Matemática com ênfase no Kahoot
    (2024) Brito, Vanusa Soares; Dias, Wanderson Roger Azevedo
    Esta pesquisa explora a integração do Kahoot, um software educacional baseado em gamificação, no ensino de matemática. Destaca-se a importância de utilizar jogos e tecnologias para fomentar a interação entre alunos e professores, aprimorando o processo de ensino e aprendizagem. Aborda-se o papel da informática na Educação Infantil, evidenciando a presença intrínseca da matemática em diversas atividades. Compara-se a abordagem tradicional com o uso de jogos eletrônicos, enfatizando a dinâmica e o estímulo multissensorial proporcionados pelos jogos. O Kahoot é apresentado como uma ferramenta versátil, que promove interatividade, participação ativa dos alunos e permite a criação de quizzes. Destacam-se as vantagens do Kahoot na estruturação do processo de aprendizagem, na diversificação das técnicas de avaliação e na inclusão de alunos com necessidades especiais. Esta pesquisa ressalta a importância de explorar o potencial do Kahoot para aprimorar a qualidade do ensino de matemática, em conformidade com os critérios da sociedade contemporânea.
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    Educação e tecnologia: Uso das metodologias ativas na sala de aula
    (2024) Bezerra, Gislaine Mendonça; Andrade, Clayton Ferraz
    O presente estudo tem como intuito identificar as metodologias ativas que podem ser utilizadas na sala de aula, já que na atualidade as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Com isso, o papel da escola é promover ações educativas que englobe as temáticas tecnológicas a fim de suprir as necessidades dos alunos bem como acompanhar as transformações que estão presentes na sociedade contemporânea, que para isso acontecer é necessário que os professores estejam capacitados e habilitados para o uso destes mecanismos. As metodologias ativas permitem ao aluno ser agente do seu próprio processo de ensino e aprendizagem, já que o objetivo desse método educacional é estimular a autonomia e independência dos alunos. Desse modo, a metodologia ativa e a tecnologia atuam conjuntamente em prol de formar alunos para o mundo globalizado e digital, os fazendo desenvolver o senso crítico e reflexivo na busca pelo saber. Assim, a pesquisa é de cunho qualitativo, com viés descritivo e bibliográfico, onde foi possível realizar o levantamento de dados sobre o uso da metodologia ativa em sala de aula, tal como a sua contribuição no desenvolvimento intelectual dos educandos e na prática pedagógica exercida pelo professor.
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    Tecnologia assistiva: A gamificação em favor da inclusão social e educacional na escola Joaquim de Lima Avelino
    (2024) Soares, Hélio Menezes; Escudero, Danilo Pereira
    A tecnologia assistiva e a gamificação estão sendo utilizadas com sucesso na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino para promover a inclusão social e educacional de alunos com deficiências. A tecnologia assistiva oferece ferramentas e dispositivos que ajudam alunos com necessidades especiais a superar barreiras e participar ativamente do processo de aprendizagem. A gamificação, por sua vez, utiliza elementos de jogos para tornar o ensino mais envolvente e motivador. Neste órgão governamental de ensino, essas duas abordagens se combinam de maneira eficaz. Este estudo tem o objetivo de investigar o impacto da utilização da tecnologia assistiva e da gamificação em prol da inclusão social e educacional na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino. Esta pesquisa é inicialmente bibliográfica, mas também envolve a participação dos estudantes, onde após ministradas algumas aulas gamificadas, foram fornecidos questionários de entrevistas a alguns alunos para se entender o impacto dessas abordagens. O texto aborda diferentes perspectivas de autores, conceitos, definições, características e procedimentos que ajudam a compreender adequadamente uma pesquisa baseada na produção teórica de outros autores. Os resultados observados na instituição mostram melhorias significativas no desempenho do ensino-aprendizado dos alunos, bem como no seu desenvolvimento social e emocional. Isso demonstra como a combinação da tecnologia assistiva e da gamificação pode transformar o ambiente educacional, criando oportunidades igualitárias para todos os alunos, independentemente de suas limitações. Este exemplo da Escola Joaquim de Lima Avelino destaca a importância de adotar abordagens inovadoras para promover a inclusão social e educacional nas escolas, visando criar um ambiente educacional mais acessível e inclusivo para todos.
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    O uso da computação desplugada no ensino da computação: desafios e oportunidades frente à nova BNCC
    (2024) Oliveira, Lizandro; Guardia, Gleison
    O uso extensivo de processos computacionais está presente em nosso cotidiano. Assim, seja no desenvolvimento de tarefas ou manipulação de diferentes equipamentos, faz-se necessária a compreensão da computação e seus fundamentos. Dessa forma, esta pesquisa em desenvolvimento é caracterizada por uma análise bibliográfica de modo a evidenciar os desafios e potencialidades do ensino da computação no Brasil, iniciando uma reflexão para possíveis soluções a fim de minimizar as desigualdades existentes. As reflexões são feitas a partir da nova BNCC e das diretrizes que tratam das competências e habilidades para os eixos que compõem a Computação na Educação Básica, da Educação Infantil até o Ensino Médio. Metodologias que adotem a computação desplugada, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, podem ser norteadoras para uma busca por dirimir as desigualdades existentes entre escolas, além da necessária capacitação de profissionais e investimentos em equipamentos a fim de atender o disposto na BNCC.
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    Introdução a Informática aplicada ao processo de ensino-aprendizagem da Educação Profissional Tecnologica: dialogando possibilidades
    (2024) Candido, Caroline Costa Silva; Dias, Wanderson Roger Azevedo
    A ascensão das tecnologias digitais na Educação 4.0 tornou-se ubíqua na sociedade, instigando reflexões profundas sobre os processos de formação educacional. Neste contexto, o presente estudo, de natureza qualitativa e embasada em fontes bibliográficas, busca não apenas a expansão, mas também o esclarecimento de conceitos e ideias acerca da integração da informática no complexo cenário do ensino-aprendizagem, especialmente no âmbito da Educação Profissional Tecnológica. A análise aprofundada visa fornecer insights valiosos sobre como a informática se entrelace de maneira intrínseca ao processo educacional, identificando nuances e desafios específicos enfrentados no contexto da formação profissional tecnológica. Além disso, a pesquisa buscou fomentar discussões construtivas sobre as diversas possibilidades para a implementação de uma educação progressista, que esteja alinhada com as competências exigidas no século XXI. Assim, na era da Educação 4.0, a ênfase recai sobre a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios contemporâneos, destacando-se não apenas pelo domínio técnico, mas também pela capacidade de adaptabilidade, pensamento crítico e resolução de problemas complexos. O estudo apresentou uma reflexão sobre como a integração das tecnologias digitais pode catalisar a formação de indivíduos dotados de habilidades essenciais para a sociedade atual. Então, no âmbito da Educação 4.0, a proposta foi validar a necessidade premente de desenvolver a capacidade dos educandos para usufruir plenamente das novas tecnologias. Este enfoque não se restringiu à mera utilização das ferramentas digitais, mas priorizou o estímulo e o desenvolvimento das habilidades de criação e inovação. A pesquisa buscou, assim, fornecer subsídios para a formulação de estratégias pedagógicas que promovam uma educação verdadeiramente alinhada com as exigências da sociedade digital contemporânea.
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    A transformação digital na formação docente: desafios e oportunidades
    (2024) Santos, Alice Nascimento Pereira dos; Fausto, Ilma Rodrigues de Souza
    O artigo relata a introdução de mudanças digitais na formação de professores e o papel do professor na era digital e seus desafios e oportunidades. Visando investigar os desafios encontrados pelos docentes ao introduzir a tecnologia em seu cotidiano no aprender e ensinar. Observando os benefícios e oportunidades, decorrente da transformação digital no contexto da formação docente. Por tanto esta pesquisa, será baseado numa pesquisa bibliográfica, com sustentação teórica apoiada por modelos de natureza teórica que ilustram os conteúdos do tema em apreciação. Sendo assim pode se afirmar que a transformação digital tem trazido impactos significativos no setor da educação, proporcionando novas formas de aprendizado e ensino. Foi identificado que o docente precisa estar em constante aprendizagem em busca da competência fluência digital, para ofertar o melhor na educação seja em qual etapa o decente estiver inserido. A transformação digital está promovendo uma mudança profunda no setor da educação, permitindo a criação de novos modelos de ensino. É relevante destacar a necessidade de superar os desafios relacionados à infraestrutura e à inclusão digital para garantir que todos os estudantes e professores possam se beneficiar dessas tecnologias.